domingo, 10 de outubro de 2010

Naturopatia -E seu papel na Sociedade


Naturopatia?o que é ?O que faz?
Naturopatia -E seu papel na Sociedade


Fique muitos anos fora de minha cidade natal, quando sai fui em busca de conhecimento, de auto-conhecimento e de algo que pudesse me trazer  uma maior descoberta interna.
Então me mudei para Florianópolis – Famosa ilha da magia..Cidade linda.De um misto de culturas.Lá aprendi que muitas escolhas não são feitas por nós mesmos,mas por uma lei muito maior.
Foi justamente lá que comecei o caminho da Naturopatia.Mesmo sendo Reikiana , tendo leitura de várias técnicas, não havia ainda parado para me dispor a aprender e apreender.Qualificar-me.
Nestas buscas comecei a fazer cursos, diversos cursos. Até que conheci a Naturopatia.E o chamado foi maior.Estudei,me aperfeiçoei.Busquei conhecimento , especializei-me na área.
Entretanto  esta Força Maior, tem tempo determinado para tudo e todos.Da mesma forma que fui levada para se capacitada e ter o aprendizado, também me redirecionou de volta para Cuiabá,mas agora com uma outra missão, a de trazer o mesmo conhecimento no qual fui levada a buscar em outro estado, cidade e país.
A vida se encarrega de te colocar nos lugares que você precisa estar , para desenvolver o que precisa ser desenvolvido.Confesso que em muitos momentos questionei a capacidade técnica daquilo que  esta prestes a me formar.Claro , o medo faz parte de toda  existência humana, no entretanto depois que o caminho é percorrido você começa a ganhar a certeza de que de fato esta cumprindo este propósito maior.
Assim, voltei a Cuiabá. Chegando aqui o desafio estava apenas por começar.
Quando amigos, parentes e outras pessoas perguntavam o que eu estava fazendo da vida e m que havia me formado e eu lhes respondia: Sou Naturopata e Fiz Medicina Tradicional Chinesa.
O olhar de todos era de questionamento, de desentendimento, de  vazio, pois não sabiam  o que era ser um Naturopata,  qual era o papel dele dentro da sociedade, em que eu de fato batalha.
Então comecei uma jornada pedagógica , levando a todo a consciência   e  a formação cultural de um conceito tão antigo quanto a humanidade.
Primeiro passo foi formar outros como eu. Decidi mais uma vez montar o curso de Naturopatia , que seria o primeiro de Cuiabá – MT e atualmente ainda é o único, pois desta forma teria outros pensando como eu, falando a mesma liguagem e divulgando um método preventivo de saúde..
Segundo passo, foi criar um jornal, no qual dei o nome de Toque de Luz que visa levar conhecimento a população a respeito das técnicas de Naturopatia e Medicina Chinesa.
Estruturei um ambulatório popular para atendimentos com a naturopatia  juntamente com os alunos .
Crei o projeto Blitz Terapêutica – Uma parada pela qualidade de vida, projeto que percorre praças levando informação a comunidade , dicas terapeuticas, numa ação social.
E em terceiro momento me dedicar aos atendimentos de Naturopatia .
Atualmente de caminho terapêutico já se passaram 19 anos  de dedicação.
Vejo que Cuiabá hoje já começou a ganhar uma consciência maior a respeito das terapias naturais e a população passou a procurar mais seus tratamentos não como a ultima alternativa de tratamento ,mas como A Alternativa Complementar ao seu tratamento.
Que hoje muito profissionais da área de saúde que passaram por mim em meus cursos já atendem de forma diferenciada visando muito mais o Doente que a doença.
Isto para mim já é uma vitoria, pois a Naturopatia começa  a ganhar espaço dentro da sociedade Cuiabana,  fato histórico para o pionerismo da naturopatia em nosso estado.
Espero que chegue um dia onde em todos os postos de saúde tenha um Naturopata trabalhando e que seja feito um trabalho multidisciplinar e que o Naturopata faça parte deste processo.


A Natupatia é um conhecimento transdisciplinar que atua em um campo igualmente transdisciplinar. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de promoção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida.

O naturopata surge com essa possibilidade de estudar esses aspectos, desenvolver e aplicar técnicas a fim de promover e reestabelecer a saúde integral do ser humano resgatando-o à sua essência natural.

É um profissional habilitado atuar com técnicas não invasivas que levam bem estar, qualidade de vida e saúde.
O trabalho terapêutico também é educativo, já que atua justamente numa mudança de padrões comportamentais e reeduca o ser humano a viver melhor.

As ferramentas de trabalho do Naturopata são : várias técnicas como Massoterapia,Reflexologia, Shiatsu, Terapia Foral,Aromaterapia, Cromoterapia e outras técnicas que possibilitam avaliar e determinar o método de tratamento adequado. 

O Interagente (cliente), recebe este nome justamente por interagir ao tratamento, é submetido a uma avaliação energética e a partir desta se determina as técnicas que melhor se adequar ao tratamento.

Naturopatia é uma forma de Viver Melhor e com Qualidade de vida.



Simone Bernardino
Naturopata- Acupunturista-Mestre Reiki
Acadêmica de Fisioterapia
Cursos e Atendimentos
65 3664 1133
Rua Torino, 48.Jardim Italia.Cuiabá-MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário