quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Diagnóstico e Iridologia




Em hipótese alguma, a Iridologia faz diagnóstico clínico, que pressupõe dar nomes às doenças ou enfermidades, muito embora, seja uma ferramenta importantíssima, para chegar a este diagnóstico.
         Diagnóstico (dia= através de – gnosis= reconhecer) , do grego, estabelece o tipo de doença, que afeta o doente através dos dados subjetivos por ele apresentados, bem como pelos dados objetivos, verificados através de exames complementares, tais como laboratoriais e imagens, por exemplo que são enquadrados em um tipo estabelecido pela patologia.
         O Diagnóstico, pode ser entendido ainda, como a determinação da natureza de uma doença, se aguda, crônica ou degenerativa, em determinados órgãos ou sistemas.
         Entendido, deste modo, a iridologia, contribui para a elaboração do referido diagnóstico, que, como já esclarecido, pressupõe dar nome às doenças, em um tipo estabelecido pela patologia (Pathos= doença + logos= estudo), do grego estudo das doenças.
           A Iridologia possibilita verificar, através do exame do microssistema chamado íris a constituição geral e parcial do indivíduo, que são os seus órgãos de choque, e, a partir daí, juntamente com os outros recursos tentar se elaborar o diagnóstico clinico. O simples observar da íris, em momento algum, permite se dizer que trata-se de câncer, tumor benigno, endometriose, ou qualquer doença classificada nosologicamente.
         Não é fácil “fazer” diagnóstico clínico, por isso a importância ímpar da Iridologia, nesse desafio de procurar ajudar o indivíduo que sofre, na detecção dos órgãos de choque, porque orienta, para este ou aqueles locais, que podem ser a sede dos transtornos apresentados pelo enfermo. A Iridologia, trata-se de um método maravilhoso, para melhor compreender o Homo sapiens e, quiçá, os animais, no sentido de se elaborar a estratégia mais adequada para se atender o doente e, porque não, o individuo sadio, preventivamente, onde a história da pessoa com seus antecedentes pessoais, familiares e hereditários, bem como a avaliação dos sinais e sintomas, aliados à Iridologia, comporão esta “colcha de retalhos” para melhor tentar resolver este “quebra-cabeças”, que é a elaboração do diagnóstico clínico.
         A Iridologia é fundamental para a determinação de qual de uma ou mais doenças, com sintomas semelhantes é a que sofre o paciente, por uma comparação sistemática, que envolve todos os achados clínicos, principalmente quando se leva em consideração o mapa embriológico de Jensen, e a Euplasia tecidual de Battello. A Iridologia é a mais formidável ferramenta facilitadora para se elaborar o diagnóstico clínico, todavia, ela sozinha não consegue atingir esta finalidade.
         O fato da Iridologia, não “fazer” o diagnóstico clínico, que como já dito, implica em dar nomes às doenças, como já falado, trata-se da mais formidável ferramenta pré-diagnóstica, tendo, também, um valor incomensurável profilático e preventivo na saúde humana e veterinária, pelo fato de ser, no meu entender, o microssistema mais inteligível que existe no mundo humano e animal. Através do estudo desse microssistema iridológico, pode-se fazer a diagnose (dia = através – gnosis = conhecer), do grego, conhecer através do exame da íris os “diagnósticos” dos padrões do método rayid, bem como dos tipos da iridologia alemã, entre outros. Contudo, é possível conhecer somente as tendências e predisposições.
         Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) fala de diagnostico através, por exemplo, da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou da Ayurvédica, tratam-se de diagnósticos constitucionais, muitas vezes energéticos, que indicam tendências e predisposições, porém nunca um diagnóstico clínico. Quando se fala, por exemplo, numa alteração no meridiano do fígado na MTC, não necessariamente, o individuo apresenta uma doença hepática, como cirrose, hepatite, ou tumor, entre outras. Claro, que tudo é corroborativo e, que, na presença de um sinal ou sintoma percebido nesse meridiano, deve-se, porque não, além do diagnóstico energético deste meridiano, pensar em algo orgânico, qual o problema?
         Quando se fala em diferentes diagnósticos, sejam clínicos, da MTC ou da Ayurvédica por exemplo, dependendo do momento ou da situação, nenhum é mais importante do que o outro. Todos tem a sua importância, porque o que o indivíduo enfermo deseja, é, tão somente, sarar do mal que o aflige, não importando discussões que não levam a nada, porém a verdade tem que ser estabelecida para o bem do paciente, bem como do iridólogo, que não corre o risco de prejudicar o paciente, assim como a si mesmo, principalmente frente ao universo que espera o melhor dele, para, principalmente, consigo próprio e com o indivíduo que se encontra a sua frente, finalidade única e suprema do iridólogo, que deve usar a ferramenta iridológica dentro dos princípios éticos e morais, como queriam e querem os nossos mestres que nos precederam.
         Reforçando o conceito de microssistemas, deve-se reportar a experiência da clonagem da ovelha Dolly, onde pegou-se um óvulo congelado, tendo-se retirado o núcleo deste óvulo e inserindo, uma célula da glândula mamária da Dolly que originou o seu clone exatamente como ela naquele momento, ou seja, a Dolly nasceu “velha”.
         Esta experiência, mostra de forma inconteste, a célula mamária da ovelha como sendo um microssistema, isto é, continha a informação do todo, muito embora não fosse um gameta, célula sexual. Hoje se fazem clones com as células da pele.
         O olho, sobretudo, a íris é o microssistema, mais perfeito e inteligível que se conhece , talvez o único que tenha a representação do Sistema Nervoso Autônomo, expresso no colarete, bem como do cérebro, representado na Orla Pupilar Interna (OPI), cuja denominação científica é Camada Pigmentar Retiniana Anterior.
         Finalizando, para adoçar um pouco este tema árduo, reforço que todos os diagnósticos sejam clínico, que pressupõe a dar nome às doenças, energético e constitucional, são igualmente importantes, principalmente no que tange ao funcional, somente há que se colocar os pingos nos “is”, para o bem de todos, principalmente do individuo a ser observado, da Iridologia e é claro também do iridólogo, que praticará a Iridologia de forma mais prazerosa, sabendo em que terreno esta pisando, posto que a Iridologia longe de ser um pântano ou um lamaçal, trata-se de um porto seguro, onde todos querem atracar e pisar. Pode ser, ainda, o nosso Cabo Canaveral de onde lançamos as naves e foguetes da nossa imaginação, tendo, porém que regressar, senão de que adiantaria uma nave, que não volta com as imagens colhidas no espaço e tempo da íris, para nos revelar este universo fantástico que é a íris.
Coloco-me à disposição para idéias e sugestões sobre esse tema fascinante.
Espero e desejo, que, de alguma maneira, possa ser útil.

Sinceramente
Celso Battello

Nenhum comentário:

Postar um comentário