quinta-feira, 21 de outubro de 2010

IRIDOLOGIA - IRISDIAGNOSE


“A íris é o universo. Quanto mais se soube sobre o universo, maior aplicabilidade se encontra no estudo da íris”.
Celso Batello

A IrisDiagnose é uma ciência e arte, cujo método propedêutico permite através da observação da Íris dos olhos, conhecer num dado momento, a constituição geral e parcial do indivíduo, bem como os estágios evolutivos, agudo, sub agudo, crônico e degenerativo das alterações que acometem um ou mais órgãos, ou o organismo como um todo, que são expressos e refletidos na Íris, através de uma topografia, onde cada órgão encontra-se representado em um ou mais mapas iridológicos, permitindo uma abordagem tanto física, mental, psíquica, como espiritual do ser vivente.

Muito embora seja impossível se estabelecer um diagnóstico, que pressupõe em se dar nomes às doenças, a IrisDiagnose funciona como um pré diagnóstico, onde a detecção dos órgãos de choque, permite mais facilmente se elaborar o referido diagnóstico, através de exames complementares que venham a confirmar as suspeitas clínicas. Qualquer médico sabe o quanto é difícil se proceder a um diagnóstico, principalmente, porque em função das drásticas mudanças ocorridas no planeta, em decorrência de uma série de fatores, como, por exemplo, explosões nucleares, mudanças climáticas, excesso de medicamento desde o nascimento e outros, os organismos tiveram que se adaptar, de tal sorte que os sinais clássicos de propedêutica também se modificaram, dificultando sobremaneira a elaboração dos mais diversos diagnósticos. Daí a importância da IrisDiagnose como agente facilitador para se chegar a um correto diagnóstico clínico.

Em hipótese alguma, a IrisDiagnose substitui os exames subsidiários, tais como, laboratoriais, de imagens e outros, muito pelo contrário dá subsídios, para o médico, como bom detetive, elucidar o caso.

A IrisDiagnose é uma Ciência e Arte, fundamentada na observação, descrição e comprovação de fatos, demonstráveis pelo exame iridológico que dá uma idéia da constituição do indivíduo, debilidades hereditárias e as mudanças que estão ocorrendo no organismo, através de mudanças ocorridas nas fibras da íris, viabilizando uma abordagem, eminentemente profilática, porém, também terapêutica, principalmente no que se refere às alterações funcionais, face as correções possíveis de serem efetuadas, quando se conhece a constituição e os órgãos de choque do paciente, tratando-os antes mesmo que adoeçam do funcional para o lesional.

Ninguém de sã consciência, olvida o fato que a grande maioria dos pacientes que freqüentam os consultórios médicos saem sem um diagnóstico clínico bem estabelecido, onde solicita-se exames que na sua maioria pouco demonstram, dificultando sobremaneira a elaboração de um diagnóstico, isto se desmerecer os colegas médicos, porque nos bancos da faculdade, pouca importância se dá aos conceitos da constituição ou do funcional e aprende-se que para uma correta terapêutica necessita-se de um diagnóstico da mesma forma correto, como se sabe nem sempre possível, por melhor que seja o profissional em questão, daí, segundo Maffei, serem tratados com psicastênicos, para quem se prescrevem psicofármacos de toda ordem, como tentativa de solucionar as suas queixas. Ninguém na posse de lucidez pode recriminar o uso destas substâncias quando bem indicado por colegas especialistas competentes, aliás a grande maioria. O que se critica é o seu uso indiscriminado.

Um fato de suma importância é que dentro do contexto exposto, a IrisDiagnose fornece de uma forma ímpar um “diagnóstico” sindrômico de quais estruturas estejam alteradas na sua forma ou função, ou mesmo ambas, que contribuem para a manifestação da totalidade sintomática do indivíduo. Por exemplo, hoje sabe-se a tosse é uma entidade clínica que excede os limites do aparelho respiratório, por exemplo, uma Esofagite de Refluxos, uma hipofunção de Glândula Suprarenal, com baixa secreção de corticoesteróide podem contribuir para este quadro. Quando se observa através do exame iridológico uma alteração na área do Bulbo, onde se encontra o Centro da Tosse, pode-se inferir também, que este fenômeno sofra influência das estruturas do Sistema Nervoso Central e que a Irisdiagnose com os seus conhecimentos, no mínimo, contribui para amenizar os sintomas decorrentes do quadro em questão.

A IrisDiagnose em hipótese alguma se opõe aos conhecimentos médicos de todos os tempos, longe disto vem somar esforços no sentido de ampliar ainda mais a cultura médica. Este método propedêutico de tão eficaz que é, quando se examina uma íris e detecta quais são os órgãos de choque do paciente, pode-se pensar para si mesmo: “se não está tendo, já teve ou vai ter”. Claro que é um jargão, elaborado de uma maneira jocosa, que todavia dá uma idéia da profundidade do método, sem nunca esquecer que a “clínica é soberana” e que a IrisDiagnose é um método propedêutico a mais a serviço desta soberania, mesmo porque a Medicina é uma só, e que deixar de lado qualquer técnica que amplie o conhecimento médico representa um crime de lesa-humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário