domingo, 26 de dezembro de 2010

Bergamota- LUZ DO FIM DO TUNEL


É o “Maná dos Deuses” na Aromaterapia. Alimento espiritual de origem divina, aquele que consola e liberta a alma dos deprimidos, aflitos e tristes. Traz de volta luz, calor e alegria de viver – mostra que sempre haverá luz no fim do túnel”. (Vera Lucia Guedes O’Neill).
A bergamota (Citrus bergamia) é um fruto cítrico híbrido, não comestível, da família Rutáceas. Sua produção é exclusiva para a extração do óleo essencial. Essa fruta foi trazida para a Calábria, não se sabe de onde, por volta do século XV; seus produtores afirmam que ela tem inteligência divina. Ao ser introduzida na Calábria, a bergamota promoveu o rejuvenescimento de uma das regiões mais deprimidas da Itália e trouxe expressivo aquecimento econômico.
Pesquisas confirmam a bergamota como um óleo com grande potencial terapêutico nos problemas psiquícos, atuando como libertadora para as pessoas presas aos seus medos, sofrimentos, dores, tristezas, ressentimentos, traumas e raiva. Esses sentimentos são restrições internas que precisam ser encarados e resolvidos.
As pessoas tímidas, inseguras são muito sensíveis e podem apresentar quadros crônicos de depressão e ansiedade, o óleo essencial de bergamota será de grande ajuda para elas. Essas pessoas podem se tornar desesperançosas e ficar com muito medo de ir adiante, de se libertar de suas amarras, tem medo das coisas novas ou do desconhecido. Tais indivíduos podem expressar a raiva como um mecanismo de defesa .
A essência de bergamota ajudará na cura da dor e do sofrimento interno, libertando a pessoa de seus medos, raiva e depressão, abrindo caminho para que ela se expresse livremente.
Este óleo será de muito auxílio para as pessoas hipersensíveis, ajudando-as a administrarem as situações de perdas, dor, sofrimento, mágoas, ressentimentos e frustrações, conferindo-lhes firmeza, determinação e confiança interna de que tudo se resolverá.
No plano físico, o óleo de bergamota age como curador e/ou colaborador para tratar problemas de pele, tais como eczemas, acne, furúnculos e herpes zoster.
Tem-se obtido bons resultados com o seu uso no vitiligo e na psoríase, pois existe a possibilidade de que ele provoque a diminuição ou a interrupção do processo degenerativo da doença.
Assim como os outros óleos cítricos, é digestivo e regenerador das células do fígado. Tem ação antiácida. Associado ao óleo essencial de limão forma uma excelente sinergia para preservar o pH do corpo.
Combate a oleosidade da pele e é bom para os cabelos oleosos que tenham caspa.
O óleo essencial de bergamota é muito bom nas compulsões.
Por ser um óleo fototóxico, ou seja,  fotossensibilizante pode causar manchas na pele; por esse motivo quando o utilizamos devemos esperar 12 horas antes de nos expor ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário